Num mundo cada vez mais conectado, nossos celulares têm se tornado verdadeiras extensões de nós mesmos. Portanto, perdê-los ou ter um roubado pode parecer um desastre. Mas não entre em pânico! Existe uma maneira eficaz e gratuita de rastrear seu dispositivo Android: o “Encontre Meu Dispositivo” do Google.
Esse serviço, disponível tanto na web quanto como aplicativo, permite que você localize seu smartphone em um mapa, faça-o tocar (mesmo se estiver no modo silencioso), bloqueie acessos não autorizados e até mesmo limpe os dados do aparelho remotamente, restaurando as configurações de fábrica. Tudo o que você precisa é que o celular esteja conectado à Internet, vinculado a uma conta Google e com os serviços de localização ativados.
Como ativar o “Encontre Meu Dispositivo”
Para começar a usar o “Encontre Meu Dispositivo”, você precisará ativá-lo no seu smartphone. Siga estes passos:
- Garanta que o Wi-Fi e/ou dados móveis estão ativados no seu aparelho. Acesse a área de “Configurações” do celular e procure a opção “Google”. Ative a opção “Usar o Encontre Meu Dispositivo”.
- Caso opte por baixar o aplicativo, não se esqueça de liberar o acesso do software à localização do dispositivo em tempo real. Retorne ao menu “Configurações”, selecione “Local”, depois “Permissões de aplicativo” e então “Encontre Meu Dispositivo”. Configure as autorizações de acordo com suas preferências.
Rastreando seu dispositivo perdido ou roubado
Perdeu seu celular ou foi roubado? Siga estes passos para tentar localizá-lo:
- Abra uma guia no navegador de sua preferência e acesse o site do serviço “Encontre Meu Dispositivo” (https://google.com/android/find). Faça login na sua conta Google.
- Ao acessar a ferramenta, você verá um mapa. À esquerda da tela serão exibidos os dispositivos conectados ao Google, além de informações referentes ao modelo dos aparelhos, a hora em que as localizações foram registradas pela última vez, as redes nas quais os dispositivos estão conectados e a duração restante das baterias.
Emitindo som para rastrear seu celular
Ainda não encontrou seu celular? Experimente fazer com que ele emita um som. Aqui está como:
- No “Encontre Meu Dispositivo”, selecione a opção “Reproduzir Som” no menu à esquerda. Seu celular tocará em alto volume por cinco minutos até que algum de seus botões seja pressionado – isso funciona mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
- Caso o som não ajude, você pode clicar em “Proteja-o” para impedir que dados sejam acessados indevidamente.
Bloqueando o aparelho
Se o rastreamento e o som não funcionaram, é hora de considerar bloquear o dispositivo. Veja como:
- Selecione “Proteger Dispositivo” no menu inicial à esquerda. 2. Você poderá deixar uma mensagem e um contato alternativo para quem encontrar o celular. No entanto, lembre-se de que a mensagem não é obrigatória para realizar o bloqueio do aparelho.
- Apagando dados do celular
- Se todas as opções falharam, você pode considerar apagar os dados do aparelho para evitar acessos indesejados:
- Clique na opção “Limpar Dispositivo”, no menu à esquerda. Você poderá redefinir as configurações para a versão de fábrica remotamente. Lembre-se de que essa ação só pode ser concluída se o dispositivo estiver conectado à Internet.
Alternativas para Samsung e Xiaomi
A função “Encontre Meu Dispositivo” é extremamente útil, mas não é a única maneira de rastrear seu celular. Para os usuários de Samsung, o Gerenciador de Dispositivos Android também permite identificar a localização atual e aproximada do aparelho, desde que esteja associado a uma conta Samsung (Samsung Account).
Usuários de Xiaomi, por sua vez, também têm uma alternativa disponível no site oficial da empresa. Como no “Encontre Meu Dispositivo”, o portal Xiaomi permite localizar o smartphone em um mapa, emitir sinal sonoro, bloquear o aparelho e restaurar configurações de fábrica.