A Petrobras divulgou uma redução de 1,5% no preço do gás natural vendido às distribuidoras, marcando o primeiro ajuste desde fevereiro deste ano. Essa alteração decorre das atualizações contratuais e do início de novos contratos e produtos que entraram em vigor em janeiro de 2024. Com essa mudança, o preço médio da molécula de gás acumula uma queda significativa de 25% desde o início de 2023.
A estrutura dos contratos estabelece que os preços do gás natural sejam revisados trimestralmente, e esses ajustes estão atrelados às variações do preço do petróleo Brent e das taxas de câmbio. A mais recente atualização foi aplicada no dia 1º de maio.
Além disso, a estatal anunciou a implementação de novas modalidades comerciais, tanto para distribuidoras estaduais quanto para consumidores livres. Essas novas modalidades visam oferecer reduções adicionais que podem chegar a até 10% no preço da molécula, potencializando a redução total para até 35%, dependendo dos volumes e dos contratos específicos.
Esta iniciativa segue a mudança na política de preços da empresa, que desde maio do ano passado se afastou da paridade internacional (PPI), um modelo que ajustava automaticamente os preços dos combustíveis de acordo com as variações internacionais do dólar e dos preços do petróleo.
Confira a nota da Petrobras:
A Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 10/05, novas modalidades comerciais nas vendas de gás natural para distribuidoras estaduais e para os consumidores livres. Para as distribuidoras, a Petrobras ofertará mecanismo de redução de preço nos contratos de venda de gás natural atualmente vigentes, de acordo com sua performance. Com este novo mecanismo, a depender dos contratos e volumes movimentados, as distribuidoras terão uma redução adicional de até 10% nos preços da molécula de gás, ampliando a queda já acumulada da ordem de 25% no preço médio da molécula desde o início 2023, com potencial de atingir uma redução de até 35%.
Já para os consumidores livres, a Petrobras ofertará uma nova carteira de produtos de venda em condições mais customizadas e competitivas. Desta forma, a Petrobras intensifica sua atuação no processo de abertura de mercado, contribuindo para expansão e fortalecimento de um mercado livre mais líquido, competitivo e diversificado.