O sistema de pagamentos instantâneos Pix está prestes a se tornar o principal método de pagamento no e-commerce brasileiro, de acordo com um estudo da Ebanx. As previsões indicam que, em 2025, o Pix representará 44% do total das transações online, enquanto os cartões de crédito terão uma participação de 41%.
Esse crescimento do Pix é resultado da sua rápida adoção desde o lançamento pelo Banco Central em 2020, com fatores como gratuidade e liquidação imediata contribuindo para sua popularidade.
Empresas que aceitam o Pix observam um aumento de 16% em suas receitas e um crescimento de 25% no número de clientes. Os setores de varejo, turismo, games e aplicativos de entrega se destacam entre os mais beneficiados.
O Banco Central está introduzindo novas funcionalidades, incluindo o Pix Automático e o Pix Garantido, que permitirão pagamentos recorrentes e parcelados, respectivamente. Essas inovações devem intensificar a aceitação do sistema.
Apesar da ascensão do Pix, os cartões de crédito continuam a desempenhar um papel importante, com um aumento de 130% na emissão de cartões nos últimos quatro anos. As transações via cartão no comércio digital estão projetadas para crescer 21% ao ano nos próximos três anos.