O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29) que, a partir da próxima semana, será possível realizar pagamentos via Pix por aproximação. O cliente poderá efetuar o pagamento aproximando o celular de uma máquina de cartão, similar ao funcionamento atual do Google Wallet.
Durante um evento, Campos Neto destacou a parceria com o Google para o lançamento da novidade. “Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana”, afirmou o presidente do BC.
Além do Pix por aproximação, o Banco Central também introduziu recentemente o Pix Agendado Recorrente. Esse recurso permite agendar pagamentos de valor fixo de forma periódica, facilitando o pagamento de contas mensais, como aluguel.
Essa nova modalidade permite que qualquer pessoa cadastre pagamentos recorrentes para autônomos, como diaristas, terapeutas, professores de música e personal trainers, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Ainda, o agendamento pode ser utilizado para transferências recorrentes em casos como mesadas.