Pix recebe prêmio internacional de inovação financeira e bate novo recorde de transações

O sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o Pix, vai ser agraciado com um prêmio internacional de inovação financeira. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, receberá o prêmio Bravo Beacon of Innovation, concedido pelo Council of the Americas (COA), no dia 20 em Miami, Estados Unidos.

O reconhecimento internacional

A COA, uma organização que representa múltiplos setores — incluindo o financeiro e tecnológico —, declarou em nota que o Pix é um modelo pioneiro de sucesso em inclusão financeira e bancarização. A organização ressaltou que outros bancos centrais estão procurando adotar sistemas semelhantes em seus países.

Tremendo sucesso

Desde o seu lançamento, menos de três anos atrás, o Pix tornou-se um fenômeno. “O sistema é agora utilizado por mais de 700 instituições financeiras e 80% dos adultos no Brasil”, apontou a COA. Este sucesso sem precedentes em inclusão financeira foi um dos motivos fundamentais para a premiação.

Transformação no varejo

O Pix não somente promoveu a inclusão financeira, mas também revolucionou a forma como pagamentos são realizados no varejo brasileiro, diminuindo custos e desafios na transferência de dinheiro.

Outros prêmios

Além deste reconhecimento internacional, o Banco Central do Brasil já havia sido premiado como o órgão mais inovador do país no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão, destacando-se também na categoria Ministério e Órgãos Federais.

Recorde de transações

O sistema conta com 650,7 milhões de chaves registradas e 153,4 milhões de usuários. Segundo o Banco Central, o Pix bateu um novo recorde de transações, registrando 163 milhões em apenas um dia, ultrapassando a marca anterior de 152,7 milhões. As informações são do Portal ChicoSabeTudo.