A próxima inovação do Pix, sistema de pagamento instantâneo utilizado por 150 milhões de brasileiros, será a possibilidade de realizar compras por aproximação com o celular. A novidade foi revelada nesta terça-feira, 11, pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante um evento com empresários em São Paulo.
Segundo Campos Neto, os consumidores poderão registrar uma chave Pix nas carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, utilizando-a da mesma forma que os cartões de crédito ou débito virtual já registrados nesses aplicativos.
“Percebemos que podemos fazer algo que pode ser muito rápido. Estamos fazendo uma associação com as carteiras, como Google Pay e Apple Pay, e ao invés de colocar cartão de crédito lá, pode apenas colocar Pix”, afirmou Campos Neto no evento Valor’s Emerging Tech Summit 2024.
Embora tenha revelado essa novidade, Campos Neto não especificou quando a funcionalidade estará disponível. “Estamos trabalhando nos acordos com as empresas das carteiras digitais”, explicou.
Dados apresentados por Campos Neto mostram que atualmente existem 108 milhões de brasileiros bancarizados e cerca de 150 milhões de pessoas que utilizam o Pix. Além disso, 14,5 milhões de empresas também aderiram ao sistema. Ao todo, são 754 milhões de chaves Pix registradas em instituições de pagamento e bancos. Em abril, foram realizadas 4,9 bilhões de transações via Pix, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Esses dias tivemos 207 milhões de transações num único dia, então são quase duas operações de Pix por pessoa bancarizada por dia”, destacou, acrescentando que isso representa quatro vezes mais operações do que na Índia, o país mais populoso do mundo.
O presidente do Banco Central também abordou os efeitos do Pix na inclusão financeira dos brasileiros. Em sua visão, a ferramenta está substituindo outros produtos bancários mais rapidamente do que o esperado. Campos Neto mencionou ainda outras funcionalidades em desenvolvimento, como o Pix Agendado e o Pix Automático. “Para aquelas contas que você tem que pagar todo o mês, você pode colocar no Pix Automático”, concluiu.