Neste domingo, 3 de novembro, ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Cerca de 4 milhões de candidatos são esperados para realizar as provas de redação, linguagens e ciências humanas, visando uma vaga no ensino superior. Neste dia, os estudantes responderão a 90 questões objetivas, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além de redigir uma redação.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). Os participantes terão um total de cinco horas e meia para concluir a prova. Entre os itens obrigatórios para acesso estão: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação com foto, em boas condições e dentro da validade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações úteis como o endereço e a sala onde será realizado o exame. Caso o candidato precise ir ao banheiro antes das 13h, após os procedimentos de identificação, será necessária nova conferência dos documentos para o retorno à sala.
Em edições passadas, o Inep registrou 6.510 eliminações de candidatos, sendo 4.293 no primeiro dia de aplicação e 2.217 no segundo. O porte de itens não permitidos é uma das razões de eliminação. O envelope porta-objetos deve ser utilizado para guardar esses itens e mantido lacrado e debaixo da carteira durante toda a prova.
No próximo domingo, 10 de novembro, ocorrerá o segundo dia de provas, com questões de ciências da natureza e matemática.