O início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia foi pautado por relatos de calor excessivo e uma surpresa com relação ao tema proposto para a redação. Candidatos enfrentaram altas temperaturas neste domingo (5), que exigiram a abertura de janelas para aliviar o desconforto nas salas de prova.
Julio César Nunes, 20, um dos estudantes da cidade de Feira de Santana, compartilhou sua experiência, enfatizando o impacto das condições climáticas no seu desempenho. A necessidade de manter as janelas abertas foi uma medida emergencial para promover a circulação do ar e garantir um mínimo de conforto para os participantes.
Quanto ao tema da redação, que abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, Nunes admitiu não esperar tal abordagem, mas disse estar confiante quanto à sua performance. “Achei a prova de geografia um pouco difícil, mas eu acho que me saí bem”, relatou ao Portal ChicoSabeTudo, evidenciando a sua preparação prévia para o exame.
A expectativa de Alicia Pereira da Silva, 25 anos, também foi desafiada pelo tema da redação. Com uma previsão voltada para questões de conflitos globais ou tópicos relacionados à segurança pública, ela encontrou-se diante de uma temática social profunda e atual. Assim como Nunes, Pereira expressou confiança em sua preparação. “Já estudo há bastante tempo e o tempo que eu tinha para estudar, eu estava estudando”, afirmou ela, demonstrando dedicação aos estudos e um foco consistente em sua rotina preparatória.
Ambos os depoimentos destacam a seriedade com que os candidatos encaram o exame, que é um divisor de águas na vida educacional brasileira. A prova continuará em seu segundo dia, e espera-se que as condições climáticas sejam mais favoráveis para que todos os participantes possam realizar o exame com maior comodidade.