Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Problemas técnicos atrasam retorno de astronautas da NASA

Astronautas da NASA enfrentam atraso de um mês na missão Starliner devido a problemas técnicos.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Sunita Williams E Barry Wilmore, Membros Da Primeira Missão Tripulada Da Boeing Starliner Para A Estação Espacial Internacional A Serviço Da Nasa. Crédito: Nasa

Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da NASA, falaram publicamente pela primeira vez sobre o atraso no retorno à Terra após serem lançados à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Starliner, da Boeing. Em uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (10), eles explicaram que, apesar dos desafios técnicos, estão otimistas quanto a um retorno seguro.

Os astronautas foram lançados no início de junho e deveriam voltar pouco mais de uma semana depois. No entanto, a missão já ultrapassou um mês sem uma data definida para o retorno. “Nós confiamos que os testes que estamos realizando são os que precisamos fazer para obter as respostas corretas e nos fornecer os dados necessários para voltar para a Terra”, afirmou Wilmore. Williams acrescentou: “Eu tenho um pressentimento muito bom no coração de que a espaçonave nos trará de volta para casa sem problemas.”

A NASA informou que o atraso é necessário para uma avaliação completa dos problemas técnicos detectados no módulo de serviço da Starliner, que é descartado durante a reentrada na Terra. Segundo Steve Stich, gerente do Programa Comercial Tripulado da NASA, a cápsula pode permanecer acoplada à ISS por até 45 dias, e não há pressa em trazer os astronautas de volta.

A missão CFT é a primeira tripulada da Starliner e visa certificar a nave para viagens regulares à ISS, função desempenhada apenas pela SpaceX nos últimos quatro anos. “Queremos dar às nossas equipes um pouco mais de tempo para investigar os dados, fazer algumas análises e garantir que estamos realmente prontos para o retorno”, explicou Stich. A NASA destacou ainda que os propulsores da nave estão funcionando bem e que os vazamentos de hélio são menores agora.

Mais Lidas