Recall de macarrão instantâneo sul-coreano devido a risco de intoxicação na Dinamarca

Dinamarca faz recall de macarrão instantâneo sul-coreano por risco de "envenenamento agudo" devido à alta capsaicina.

A agência alimentar da Dinamarca emitiu um alerta sobre o macarrão instantâneo produzido pela empresa Samyang Foods da Coreia do Sul, recomendando seu recall. Isso se deve ao fato de que os produtos foram considerados excessivamente apimentados, podendo levar a um potencial “envenenamento agudo” devido aos elevados níveis de capsaicina, o componente ativo da pimenta-malagueta.

A Administração Veterinária e Alimentar Dinamarquesa (DVFA) identificou três versões dos produtos que apresentavam níveis perigosos dessa substância. Os produtos em questão são: Buldak 3x Spicy & Hot Chicken, 2x Spicy & Hot Chicken e Hot Chicken Stew. Como consequência, estes itens foram retirados das prateleiras na Dinamarca.

A DVFA aconselha aos consumidores que possuem esses produtos a descartá-los ou a devolvê-los ao ponto de compra. O nível de capsaicina encontrado em um único pacote de macarrão foi declarado “tão alto que representa um risco de desenvolvimento de intoxicação aguda”, segundo comunicado da agência dinamarquesa.

Esses produtos da Samyang Foods também estão disponíveis no Brasil, sendo comercializados em mercados e lojas especializadas em produtos asiáticos.

A recomendação de recall está sendo rigorosamente aplicada para evitar quaisquer problemas relacionados à saúde dos consumidores, reforçando a importância de monitorar e garantir a segurança dos alimentos distribuídos no mercado.