A partir desta sexta-feira (3), os moradores de Alagoas começarão a notar uma redução nas suas contas de luz, conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (30). Essa mudança resulta em uma diminuição média de 3,49% nas tarifas de energia elétrica para o estado, impactando positivamente cerca de 1,3 milhão de consumidores.
Os novos índices de redução variam de acordo com a classe de consumo: para aqueles que recebem energia em baixa tensão, que inclui a maioria dos consumidores residenciais, a redução será de 0,26%. Por outro lado, as indústrias e o comércio de médio e grande porte, que recebem energia em alta tensão, verão uma redução mais significativa de 11,80%.
Esta redução tarifária é parte de uma revisão periódica conduzida pela Aneel, que ocorre a cada cinco anos, e desta vez foi realizada em parceria com a Equatorial, distribuidora de energia do estado.
Além disso, em um esforço contínuo para aliviar o custo de energia elétrica, o governo federal anunciou em março que tem como objetivo reduzir as contas de luz em 3,5% este ano. Isso seria possível através da antecipação dos pagamentos dos empréstimos feitos pelas distribuidoras durante a pandemia e a crise hídrica de 2021. Os fundos para esses pagamentos viriam da lei de privatização da Eletrobras, sendo direcionados para quitar a “conta Covid” e a “conta escassez hídrica”.