Muito comum em muitos lares, o costume de armazenar ovos na porta da geladeira pode representar um risco para a saúde. É o que afirma Rogério Holanda, renomado chef de cozinha e apresentador do programa Melhor da Tarde. Holanda explica que essa prática, embora conveniente, pode levar à deterioração prematura do alimento, com potencial para consequências indesejáveis.
A porta da geladeira e os riscos de armazenamento
“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, adverte o chef. Segundo ele, o constante ‘abre e fecha’ da porta da geladeira causa variações de temperatura que podem ser prejudiciais aos ovos. “Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa.
Armazenar ovos na porta da geladeira pode facilitar a proliferação de bactérias e aumentar o risco de intoxicação alimentar. Por isso, para manter a segurança alimentar e a qualidade dos ovos, é importante armazená-los corretamente.
A solução proposta por Rogério é simples: “Use um organizador de ovos para guardá-los com cuidado na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura é menor”. Essa prática simples ajuda a manter os ovos frescos por mais tempo e a prevenir o risco de contaminação.
Teste de frescor: Como saber se o ovo está estragado antes de quebrar a casca
Uma das maiores dúvidas na cozinha é como verificar a frescura de um ovo sem quebrar a casca. O chef compartilha um truque útil: “O segredo para não comprar o produto estragado consiste em jogar luz no ingrediente. Se o ovo ficar ‘aceso’, parecido com uma lâmpada, ele está próprio para consumo; caso fique apagado, fosco, ele está podre”.
Para realizar o teste de frescor:
- Ative a lanterna do seu celular.
- Direcione a luz para a parte inferior do ovo.
- Observe a reação do ovo à luz: se iluminar como uma lâmpada, o ovo está fresco e seguro para consumo.
- No entanto, se o ovo permanecer apagado ou fosco, é provável que esteja estragado e não seja adequado para consumo.
Assim, além de conhecer a maneira correta de armazenar os ovos, agora você também tem em mãos uma técnica fácil para verificar sua frescura. Lembre-se, a qualidade do alimento que consumimos tem um impacto direto na nossa saúde, por isso vale a pena tomar alguns minutos para armazenar e verificar nossos ovos corretamente.