No último dia 11 de outubro, um apagão afetou a cidade de São Paulo, consequência de uma forte tempestade que atingiu a região. O evento foi monitorado pelo satélite da NASA, que capturou imagens mostrando a cidade antes e depois da chuva intensa. As fotos, processadas pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), revelam a luminosidade da metrópole antes do temporal, contrastando com a escuridão que se abateu após o evento, que impactou cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Após a tempestade, a situação se agravou, com mais de 530 mil residências sem energia elétrica na segunda-feira (14). O restabelecimento do serviço começou no domingo (13), mas muitas áreas, especialmente nas periferias, ainda permaneciam sem eletricidade. Meteorologistas descreveram a tempestade como um fenômeno atípico, provocada pela interação de uma frente fria com um jato de ar frio descendente, resultando em intensas rajadas de vento.
As cidades de Cotia e Taboão da Serra foram algumas das mais atingidas, e a concessionária Enel enfrentou desafios na restauração do fornecimento elétrico, sem confirmação de um prazo específico para a normalização do serviço.