Sapato do século XV encontrado em Alkmaar revela hábitos do passado

Arqueólogos descobrem um sapato do século XV em um fosso na Holanda, revelando práticas do passado e raridades como um medidor de grãos.

Vestígios de um sapato do século 15 achado numa cápsula do tempo arqueológica de500 anos na Holanda (Reprodução: Município de Alkmaar)

Uma impressionante descoberta arqueológica foi realizada em Alkmaar, na Holanda, onde arqueólogos encontraram um sapato do século XV em um fosso que funcionou como banheiro de 1450 a 1588 d.C. Durante as escavações para um novo sistema de esgoto, a equipe local, liderada pela arqueóloga Nancy de Jong, revelou uma “cápsula do tempo arqueológica” que preservou esse e outros objetos ao longo dos séculos.

O sapato, confeccionado em madeira de bétula, é notável, pois apenas 44 sapatos históricos foram identificados na região, todos em condições muito piores. Além disso, vestígios de um medidor de grãos foram encontrados, um item cuja raridade é acentuada pela existência de apenas cinco fragmentos conhecidos entre Bélgica e Países Baixos. A descoberta oferece uma visão única dos costumes da época, como a reutilização de objetos, e os arqueólogos planejam restaurar e conservar os artefatos para fins de exposição futura.