Na última terça-feira (11), o Google anunciou oficialmente o lançamento do “Modo Ladrão” para dispositivos Android, uma funcionalidade desenvolvida para combater o roubo de celulares. Utilizando inteligência artificial (IA) e o acelerômetro do aparelho, esse novo recurso identifica ações criminosas e bloqueia automaticamente a tela do dispositivo após um possível roubo.
O Brasil será o primeiro país a testar o “Modo Ladrão”, com a fase inicial de testes começando em julho para um grupo seleto de usuários. Para participar, os aparelhos devem estar rodando Android 10 ou versões superiores. A ativação do recurso pode ser feita diretamente nas configurações do dispositivo.
Quando um movimento brusco, característico de um roubo, é detectado – como a retirada abrupta do celular da mão do usuário – o “Modo Ladrão” entra em ação, bloqueando a tela e exibindo a mensagem: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Para desbloquear o aparelho, será necessário inserir a senha previamente configurada.
Além do “Modo Ladrão”, o Google introduziu o “Bloqueio de Dispositivo Offline”. Este recurso bloqueia a tela do smartphone automaticamente caso o dispositivo fique por um período prolongado sem acesso à internet, dificultando que criminosos desconectem o aparelho da rede para impedir sua localização.