Senadores dos EUA investigam venda de dados de motoristas por montadoras

Senadores dos EUA alegam que montadoras vendem dados de motoristas para seguradoras

Honda seria uma das montadoras que vendeu os dados de motoristas de seus carros (Imagem: Jevanto Productions/Shutterstock)

Dois senadores dos Estados Unidos, Ron Wyden do Oregon e Edward J. Markey de Massachusetts, enviaram uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) alegando que algumas montadoras de automóveis estão vendendo dados de motoristas para companhias de seguros. A carta, enviada na última sexta-feira (26), afirma que a General Motors (GM), Hyundai e Honda coletaram e venderam dados de condução dos veículos de seus clientes.

De acordo com informações obtidas pelo The New York Times, os dados coletados incluem detalhes sobre a velocidade do veículo, a força aplicada nos freios e a frequência com que o motorista ultrapassa o limite de velocidade. Essas informações seriam vendidas para seguradoras para avaliar o risco representado pelos motoristas. Fontes indicam que a GM teria vendido dados de mais de oito milhões de carros por valores que chegam a “baixos milhões de dólares”.

As críticas também recaem sobre a forma como as montadoras informaram os motoristas sobre a coleta de dados. A Hyundai teria coletado dados de qualquer veículo conectado à internet. Já a GM e a Honda permitiram que os motoristas optassem pela coleta, mas o senador Wyden acusa as empresas de enganarem os clientes.

Desde as primeiras denúncias, a GM parou de coletar os dados de condução, mas, conforme uma carta enviada pela empresa à FTC, ainda compartilha dados de localização dos veículos sem o consentimento explícito dos clientes. Segundo a GM, a única forma de impedir o compartilhamento desses dados é desativando a conexão de internet do carro.

Chris Martin, porta-voz da Honda, afirmou que a empresa forneceu um serviço de pontuação de condução em parceria com a Verisk, e que nenhuma informação identificável dos consumidores foi compartilhada sem o consentimento dos clientes. A Hyundai, por sua vez, declarou que os termos e condições do serviço de carro conectado Bluelink informavam aos clientes sobre o compartilhamento de dados com a Verisk quando o sistema era ativado.

A Verisk, de acordo com a Hyundai e a Honda, repassou os dados para as seguradoras somente com o consentimento dos clientes. Em comunicado, a empresa disse que pagou à Hyundai por potenciais ganhos futuros de clientes que optaram pelo recurso de seguro.