Dois senadores dos Estados Unidos, Ron Wyden do Oregon e Edward J. Markey de Massachusetts, enviaram uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) alegando que algumas montadoras de automóveis estão vendendo dados de motoristas para companhias de seguros. A carta, enviada na última sexta-feira (26), afirma que a General Motors (GM), Hyundai e Honda coletaram e venderam dados de condução dos veículos de seus clientes.
De acordo com informações obtidas pelo The New York Times, os dados coletados incluem detalhes sobre a velocidade do veículo, a força aplicada nos freios e a frequência com que o motorista ultrapassa o limite de velocidade. Essas informações seriam vendidas para seguradoras para avaliar o risco representado pelos motoristas. Fontes indicam que a GM teria vendido dados de mais de oito milhões de carros por valores que chegam a “baixos milhões de dólares”.
As críticas também recaem sobre a forma como as montadoras informaram os motoristas sobre a coleta de dados. A Hyundai teria coletado dados de qualquer veículo conectado à internet. Já a GM e a Honda permitiram que os motoristas optassem pela coleta, mas o senador Wyden acusa as empresas de enganarem os clientes.
Desde as primeiras denúncias, a GM parou de coletar os dados de condução, mas, conforme uma carta enviada pela empresa à FTC, ainda compartilha dados de localização dos veículos sem o consentimento explícito dos clientes. Segundo a GM, a única forma de impedir o compartilhamento desses dados é desativando a conexão de internet do carro.
Chris Martin, porta-voz da Honda, afirmou que a empresa forneceu um serviço de pontuação de condução em parceria com a Verisk, e que nenhuma informação identificável dos consumidores foi compartilhada sem o consentimento dos clientes. A Hyundai, por sua vez, declarou que os termos e condições do serviço de carro conectado Bluelink informavam aos clientes sobre o compartilhamento de dados com a Verisk quando o sistema era ativado.
A Verisk, de acordo com a Hyundai e a Honda, repassou os dados para as seguradoras somente com o consentimento dos clientes. Em comunicado, a empresa disse que pagou à Hyundai por potenciais ganhos futuros de clientes que optaram pelo recurso de seguro.