A Bahia enfrenta um grave surto de dengue, com 122 municípios já classificados em estado de epidemia. Segundo informações divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o cenário é preocupante, com outros 51 municípios em estado de risco e 34 em estado de alerta.
Conforme dados atualizados até o dia 2 de março, a região registrou um alarmante número de 29.982 casos prováveis de dengue, um aumento expressivo de 209,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além do crescente número de casos, a doença já resultou na morte de nove pessoas no estado, sendo o último óbito confirmado na cidade de Vitória da Conquista. Outras mortes foram registradas nas cidades de Jacaraci, Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.
Em resposta à crescente epidemia, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, expressou condolências às famílias e amigos das vítimas e destacou que mais de R$ 19 milhões foram investidos no combate à doença. As estratégias adotadas incluem vacinação, utilização de drones para identificar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, intensificação da aplicação do fumacê, realização de mutirões de limpeza e distribuição de 12 mil kits para agentes de combate às endemias. Além disso, houve um fortalecimento dos estoques de assistência farmacêutica estadual, visando uma resposta efetiva à situação.