O Spotify Premium é conhecido por proporcionar uma experiência musical sem anúncios, mas alguns assinantes notaram a exibição de anúncios recentemente. A situação gerou dúvidas sobre mudanças no serviço, será que o fim da experiência sem anúncios está próximo?
A empresa esclareceu que o problema foi uma falha temporária no aplicativo, garantindo que o Spotify Premium continuará sem anúncios. Mas, claro, a situação levantou algumas questões sobre o futuro do serviço e se a plataforma pretende seguir o modelo de outros streamings.
Será que o Spotify vai adicionar anúncios nos planos mais baratos, como fazem a Netflix e o Amazon Prime Video? Nesses streamings, quem paga menos precisa assistir aos anúncios, enquanto os assinantes dos planos mais caros aproveitam o conteúdo sem interrupções.
Atualmente, o Spotify oferece o modelo freemium: quem não paga ouve anúncios, e quem assina o Premium não é interrompido. O plano individual custa R$ 21,90, o Premium Duo (para duas pessoas que moram juntas) sai por R$ 27,90, e o Premium Família (até seis pessoas que moram juntas) custa R$ 34,90.
O Spotify ainda não adotou o modelo de anúncios nos planos básicos, talvez por não ter opções mais caras que justifiquem a diferença. Mas, com a chegada do “Music Pro”, ainda este ano, a empresa pode repensar seus planos e criar opções com e sem anúncios.
Enquanto isso, o Spotify fechou um acordo para manter as músicas de uma grande gravadora na plataforma. A empresa também falou que já pagou mais de US$ 10 bilhões para artistas. Será que essa grana toda vai impactar nos valores dos planos?