Elon Musk anunciou na noite desta quinta-feira (29) que a Starlink oferecerá internet gratuita no Brasil enquanto uma disputa judicial com o Supremo Tribunal Federal (STF) permanece em curso. O comunicado foi feito por Musk em seu perfil na rede social X, onde afirmou: “A SpaceX fornecerá serviço de Internet aos usuários no Brasil gratuitamente até que essa questão seja resolvida, pois não podemos receber pagamento, mas não queremos cortar o serviço de ninguém”.
A decisão de fornecer o serviço gratuitamente foi tomada após o bloqueio das contas da Starlink pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em 18 de agosto. O bloqueio foi uma medida para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede social X, de Musk, em função da ausência de um representante legal no Brasil. O ministro considerou a existência de um “grupo econômico de fato” liderado por Musk.
A Starlink afirmou que a decisão viola a Constituição e que tomará medidas legais para garantir a continuidade de suas operações no Brasil, onde atende mais de 250 mil usuários. A empresa enfatizou que está empenhada em manter o serviço de internet ativo durante o processo legal.