Telescópio James Webb revela galáxias formando interrogação cósmica a sete bilhões de anos-luz

Telescópio James Webb revela galáxias a sete bilhões de anos-luz formando interrogação cósmica.

(Imagem: 24K-Production/Shutterstock)

Astrônomos descreveram um par de galáxias observadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) como “Par Ponto de Interrogação”. A imagem divulgada recentemente mostra uma interrogação cósmica, resultado de um fenômeno conhecido como lente gravitacional.

Esse fenômeno ocorre quando a luz de objetos distantes é distorcida pela gravidade de uma estrutura massiva, como um aglomerado de galáxias. Na imagem, uma das galáxias, de cor vermelha e repleta de poeira, aparece em cinco locais diferentes, formando a parte superior da interrogação. Ao lado, uma galáxia espiral branca completa a figura, enquanto uma terceira galáxia, posicionada de forma ideal, forma o ponto final.

Vicente Estrada-Carpenter, astrônomo e autor principal de um artigo sobre essa descoberta, expressou a surpresa da equipe ao ver os dados do Webb transformados em imagens coloridas. As galáxias estão localizadas a sete bilhões de anos-luz da Terra e interagem de maneira que nenhuma delas parece ter sido distorcida pela gravidade da outra, sugerindo que estão em estágios iniciais de interação.