Quando se fala em Toyota, a maioria das pessoas pensa em carros confiáveis e eficientes. No entanto, poucos sabem que a fabricante japonesa também investiu no setor da aviação. Entre 1990 e 2008, a Toyota desenvolveu um projeto audacioso para projetar sua própria aeronave.
O objetivo da empresa era criar uma aeronave com baixos custos de produção, aproveitando a expertise de sua divisão automotiva, a Toyota Motor Sales. O primeiro voo da aeronave, equipada com um motor Lycoming IO-360 de 180 hp, aconteceu dentro desse período. No entanto, a meta era utilizar um motor automotivo, o que poderia reduzir ainda mais os custos e abrir novas oportunidades de negócio.
A Toyota chegou a realizar testes com um motor V8 do sedã LS400 da Lexus, lançado em 1991. Embora inovadora, a tentativa não atingiu os resultados esperados. Para melhorar o desenvolvimento da aeronave, a Toyota contratou engenheiros experientes da Raytheon e da Boeing. A própria companhia descreveu o projeto como um “Corolla com asas”.
Apesar dos esforços, o projeto enfrentou diversos obstáculos. Negociações para formar uma joint-venture com fabricantes de aviões a pistão não avançaram, e a crise financeira de 2008 foi o golpe final. Com isso, todos os contratos foram cancelados, e em 2011, a agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA) cancelou a matrícula da aeronave TAA-1.