Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023: Do horário de abertura dos portões às dicas essenciais

Evite surpresas e saiba quais documentos levar e os itens que são proibidos no exame!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ocorrerá em dois domingos consecutivos, sendo o primeiro no dia 5 de novembro e o segundo no dia 12. Este ano, o exame reunirá cerca de 3,9 milhões de candidatos em todo o país, os quais enfrentarão questões divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, a prova de redação será aplicada no primeiro dia.

Os portões abrirão ao meio-dia, fechando pontualmente às 13h, horário de Brasília, e as provas terão início às 13h30. A finalização está prevista para as 19h. Candidatos que obtiveram aprovação para tempo adicional terão seu período estendido em uma hora.

Localização e preparação para o dia do Exame

Para verificar o local de aplicação do exame, os inscritos devem acessar a Página do Participante e consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição. É recomendável, embora não obrigatório, que os participantes levem o cartão consigo nos dias de prova.

Comprovante de presença

A Declaração de Comparecimento deve ser emitida também na Página do Participante e impressa pelo próprio inscrito, que deverá apresentá-la ao chefe de sala para comprovação da presença.

Documentos necessários e itens proibidos

Para acesso à sala de provas, os participantes devem apresentar documento de identificação original com foto. São aceitos documentos como RG, CNH e outros citados anteriormente. Itens como boné, chapéu, lápis, borracha e apontador são vetados, além de garrafas com indicador de temperatura. É permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.

Divulgação de resultados

O Inep informa que os gabaritos oficiais serão disponibilizados em 24 de novembro, com os resultados finais previstos para serem anunciados no dia 24 de janeiro.

Redação do Portal ChicoSabeTudo, sempre atento a prover dados relevantes e atualizados aos participantes do Enem.