Uber e BYD firmam colaboração para veículos elétricos autônomos
O Uber e a BYD anunciaram uma parceria estratégica na última quarta-feira (31), que permitirá aos motoristas da plataforma de transporte acessar condições especiais para a aquisição de carros elétricos da fabricante chinesa. Inicialmente, os benefícios estarão disponíveis na Europa e na América Latina.
Além de facilitar o financiamento de veículos elétricos, a colaboração inclui o desenvolvimento de carros com tecnologia de condução autônoma para a plataforma da Uber. As empresas projetam que, ao longo do tempo, até 100 mil veículos da BYD possam ser integrados ao serviço.
Essa iniciativa surge em um cenário de aumento das tarifas de importação na União Europeia para carros elétricos produzidos na China. O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, destacou a importância do acordo, afirmando que ele poderá trazer benefícios significativos para motoristas, passageiros e cidades.
Chuanfu Wang, presidente da BYD, expressou entusiasmo pela união entre as duas empresas, enfatizando o compromisso compartilhado em promover inovação para um futuro mais sustentável.
A BYD, que já exportou mais de 240 mil veículos para 70 países no ano passado, planeja duplicar suas exportações neste ano. O escopo da parceria será ampliado para incluir regiões como o Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Embora o comunicado não tenha detalhado quais modelos estarão disponíveis, uma imagem promocional mencionou três opções: o sedã BYD Seal, o SUV Seal U e o SUV Atto 3.