Uber lançará assistente de IA para motoristas em 2025 focado em veículos elétricos

Uber anunciará assistente de IA para motoristas em 2025, focado em veículos elétricos e personalização.

(Imagem: DenPhotos / Shutterstock.com)

A Uber anunciou que, em janeiro de 2025, lançará um assistente de inteligência artificial (IA) para motoristas nos Estados Unidos. O objetivo é facilitar o uso de veículos elétricos na plataforma. O assistente, que será alimentado pelo modelo GPT-4o da OpenAI, responderá a perguntas sobre veículos elétricos, como os melhores locais para carregamento e quais modelos adquirir. A revelação ocorreu durante o evento Go-Get, realizado em Londres.

Os motoristas poderão acessar o assistente diretamente na tela inicial do aplicativo Uber Driver. A ferramenta será atualizada continuamente com novas informações e fornecerá respostas personalizadas, levando em conta as necessidades do motorista, a cidade de residência e os incentivos governamentais disponíveis. Além de responder a perguntas por texto, o chatbot também terá a capacidade de fornecer respostas audíveis.

Ainda não foram divulgados os idiomas em que o assistente estará disponível, mas a OpenAI afirma que o modelo GPT-4o pode operar em mais de 50 idiomas. Detalhes sobre as línguas suportadas devem ser anunciados próximo ao lançamento.

Iniciativas de Sustentabilidade

O assistente de IA faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e veículos elétricos. O programa Uber Green, que já permite a escolha de veículos híbridos ou elétricos em mais de 180 mercados, agora contará com uma opção exclusivamente elétrica em 40 cidades, incluindo Nova York e Paris. Além disso, os passageiros poderão optar por motoristas de veículos elétricos.

A Uber também introduzirá um programa de mentoria para motoristas de veículos elétricos, onde motoristas experientes poderão ganhar recompensas em dinheiro ao ajudar colegas a aprender sobre o uso de elétricos.