A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) anunciou uma significativa expansão de vagas em seus cursos de medicina. Prevista para iniciar em 2025, a expansão contemplará ambos os campi da instituição – o Campus A.C. Simões, em Maceió, e o Campus Arapiraca. Atualmente, o número de vagas é de 160, e com a implementação do novo plano, esse número aumentará para 240.
Este aumento compreende 60 novas vagas para o Campus A.C. Simões e 20 para o Campus Arapiraca, com a conclusão da expansão prevista para 2027. Paralelamente, a universidade planeja iniciar novas contratações de professores a partir de 2024. Estas contratações serão realizadas de forma gradual, visando atingir um total de 60 docentes para o Campus A.C. Simões e 20 para o Campus Arapiraca até 2026.
Além disso, a UFAL prevê a abertura de 10 vagas para docentes de unidades de apoio. O curso de medicina de Maceió, que já conta com a colaboração de professores de outras unidades acadêmicas, como química e ciências biológicas, se beneficiará dessa expansão. A área administrativa da UFAL também será reforçada, com a previsão de abrir 32 vagas para técnicos de nível superior e 48 de nível médio, distribuídas entre os dois campi.
O reitor da UFAL, Josealdo Tonholo, destacou a importância dessa ampliação. “Estamos atendendo a uma necessidade urgente de expandir os serviços na área de saúde, considerando a carência de profissionais no Brasil”, afirmou. Ele mencionou que o projeto de ampliação tem sido cuidadosamente planejado em resposta à chamada do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer o Sistema de Saúde.
O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, ressaltou que, com essa ampliação, a universidade alcançará o triplo de vagas oferecidas desde 2015, enfatizando a preocupação da UFAL com o ensino e pesquisa de qualidade. Ele também lembrou que a universidade tem respondido prontamente às oportunidades de expansão de vagas oferecidas pelo MEC.
Com a expansão, a UFAL também planeja investimentos significativos em infraestrutura. O orçamento estimado para melhorias no Campus A.C. Simões é de R$ 65,8 milhões. Esses recursos serão destinados a obras no Bloco Multiprofissional de Saúde, Biotério Setorial, setor de Anatomia, Unidade Docente Assistencial (UDA) e no novo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação.
O Hospital Universitário de Arapiraca também será beneficiado. O curso de medicina de Arapiraca ganhará um novo campo de prática com o Hospital Universitário do Agreste Alagoano, que contará com um quadro assistencial de 190 profissionais a partir de 2025.2, com previsão de ampliação para 760 profissionais do quadro assistencial e 836 do administrativo até 2028.
A secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Carvalho, que visitou Maceió recentemente, reforçou a necessidade de mais profissionais da medicina e em outras áreas da saúde. Ela anunciou que o MEC tem planos de ampliar as vagas para residentes e outros cursos da área da saúde, como enfermagem, fisioterapia e farmácia.