Hoje, dia 16 de junho, é a última chance para os candidatos que ainda não se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As inscrições serão encerradas às 23h59, pela página do participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A taxa de inscrição custa R$ 85, podendo ser quitada até o dia 21 de junho. O Enem abriu as inscrições no dia 5 deste mês. Importante ressaltar: mesmo os candidatos que conseguiram isenção da taxa devem fazer a inscrição. Desde o ano passado, a taxa pode ser paga através do Pix, além das opções de boleto e cartão de crédito.
Como realizar a inscrição
Para efetivar a inscrição no Enem, é necessário acessar a página do INEP, informar seus dados pessoais, escolher o local de prova mais conveniente, a língua estrangeira que prefere para o exame e, por fim, criar um cadastro com senha e foto para acesso ao resultado.
Provas ocorrerão em novembro
As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos, seguindo a tradição do exame. Serão abordadas quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação.
Os candidatos enfrentarão 45 questões de cada área do conhecimento. No primeiro dia de prova, serão aplicadas as questões de linguagens e ciências humanas, juntamente com a redação. No segundo domingo, os exames abordarão matemática e ciências da natureza.
Como de costume, nos dias das provas, os portões ficarão abertos das 12h às 13h, com início do exame às 13h30. No primeiro dia, a prova terminará às 19h, enquanto no segundo dia, o término será às 18h30.
Os resultados oficiais do Enem 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, mas os candidatos terão acesso ao gabarito bem antes, em 24 de novembro de 2023.
Não perca a chance de participar do maior exame educacional do país. Faça sua inscrição ainda hoje!