Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Vacinação contra Mpox começa nesta segunda-feira: saiba quem deve receber a dose

Avatar De Redação Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Vacinação Contra Mpox

Nesta segunda-feira (13), começa a campanha de vacinação contra a Mpox, doença anteriormente conhecida como varíola dos macacos. Conforme informado pelo Ministério da Saúde, a primeira fase da imunização será direcionada a grupos com risco de desenvolver a forma grave da doença, incluindo pessoas vivendo com HIV/aids e profissionais de saúde que atuam em locais com exposição ao vírus.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibilizará um total de 47 mil doses para a população, sendo que cada pessoa precisará receber duas doses da vacina. Na vacinação de pré-exposição ao vírus, receberão as doses as pessoas vivendo com HIV/aids que tenham situação imunológica identificada pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, além de profissionais de saúde que trabalham diretamente com o Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3) e que tenham entre 18 e 49 anos.

A vacinação de pós-exposição ao vírus será destinada a pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS. Vale lembrar que a vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e que, em ambos os casos, quem apresentar sintomas ou lesões suspeitas de mpox não poderá receber a dose.

A Anvisa aprovou a liberação do uso da vacina contra mpox, chamada de Jynneos/Imvanex, em agosto do ano passado, e a medida foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por mais seis meses. Segundo os últimos dados disponíveis, já foram notificados 50.803 casos suspeitos no Brasil para a mpox. A vacinação é importante para reduzir a disseminação da doença e proteger a população em geral.

Mais Lidas