Você prefere o WhatsApp ou Telegram? Confira as principais diferenças entre os apps

Os aplicativos de mensagens privadas WhatsApp e Telegram são bastante populares entre os utilizadores de Android e iPhone (iOS). Aproximadamente dois bilhões de pessoas usam o WhatsApp da Meta todos os meses, enquanto o Telegram tem cerca de 700 milhões de usuários. Os dois ofertam a possibilidade de conversar por texto, fazer videochamadas e ligar por áudio. Além de fotos e vídeos, também é possível enviar e receber documentos e outros itens extras. Algumas diferenças podem fazer com que um deles seja o melhor para você. Veja:

WhatsApp e Telegram são bastante parecidos em termos de usabilidade. A interface principal dos dois mostra, na tela inicial, a lista de conversas recentes para as mais antigas. As janelas de discussão também são muito semelhantes, apresentando os ícones para enviar textos, mídias e fazer chamadas no mesmo lugar. Ao utilizar o WhatsApp pela primeira vez, os contatos só estarão disponíveis ao acessar o ícone da agenda. Já no Telegram, a lista de contatos é exibida na tela inicial desde o primeiro uso.

Outra diferença é que, no WhatsApp, a aba de chamadas fica visível na área principal. Para enviar uma mensagem no Telegram, é necessário abrir uma conversa ou ir ao menu do aplicativo. Em termos de instalação, configuração e uso, os dois programas também são parecidos: nos dois, o procedimento é iniciado através de um código enviado por mensagem para o celular.

Outra vantagem do Telegram é que ele pode ser usado em vários aparelhos ao mesmo tempo. Já o WhatsApp só funciona se estiver conectado a um celular. Contudo, algumas versões em teste do WhatsApp também já permitem que uma única conta esteja ativa em dois celulares simultaneamente. Sendo assim, é provável que esse recurso esteja disponível para o mensageiro da Meta em breve.

Os canais do Telegram permitem que um número ilimitado de usuários receba uma mensagem. As comunidades do WhatsApp reúnem diversos grupos sobre um assunto específico, cada um com até cinco mil membros. Os canais no Telegram costumam ser usados para comunicar com grandes grupos, como uma lista de transmissão. Isso é demonstrado pelos canais criados por influenciadores ou empresas.

As comunidades do WhatsApp podem unir grupos de uma escola em um canal, por exemplo. Os chats estão disponíveis para serem iniciados ou encerrados, com a exceção do grupo de avisos, que somente os administradores têm permissão para publicar. Somente administradores podem enviar mensagens nos canais do Telegram; os membros podem interagir apenas com reações ou comentários (se ativo).

WhatsApp permite que cada comunidade tenha até cinquenta grupos, totalizando, assim, até cinco mil utilizadores. Já os grupos no Telegram não têm um limite máximo de membros. Além disso, os canais podem ser abertos ou fechados. Qualquer um pode pesquisar o canal na plataforma e acessá-lo, inclusive o público. Os canais privados só podem ser acessados por um link ou adição de um administrador.

Os dois aplicativos de mensagens, o Telegram e o WhatsApp, têm um limite máximo de participantes em grupos. A ideia é que os grupos no WhatsApp sejam formados por pessoas que se conhecem, como familiares, amigos, colegas de trabalho, pessoas envolvidas em um mesmo projeto, etc., e que possam ter até 1.024 participantes. No Telegram, os grupos podem ter, no máximo, 200 mil membros.

Os administradores do WhatsApp têm acesso a várias ferramentas, como adicionar novos membros, apagar conversas de outros participantes, promover outros membros a administradores, mudar o nome e foto do grupo, adicionar descrição, ativar mensagens temporárias e bloquear o grupo para que apenas outros administradores possam enviar mensagens.

Os administradores do Telegram também podem excluir mensagens de outros membros, além de adicionar até 200 participantes e remover pessoas. Além disso, podem estabelecer qualquer mensagem para que apareça no topo da tela, apagar diversas mensagens de uma única vez, escolher se desejam mantê-las abertas ao público ou em privado e fazer ajustes através de bots, como a criação de jogos e ferramentas sob medida.

Além das diferenças em termos de funcionalidades, o WhatsApp e o Telegram também apresentam algumas diferenças no que diz respeito às formas de interação. O WhatsApp, por exemplo, tem emojis, figurinhas, GIFs, figurinhas do avatar e reações com emojis. O Telegram, assim como outros apps, também disponibiliza os emojis animados. Além disso, é possível reagir às mensagens.

As ligações de voz do WhatsApp podem conter até 32 pessoas. No Telegram, pode ser qualquer número. O WhatsApp permite, no máximo, oito participantes em uma chamada de vídeo, enquanto o Telegram suporta até 30 pessoas.

Um dos pontos fortes do Telegram em termos de privacidade e segurança são as conversas secretas. O aplicativo oferece a opção de convidar outro utilizador para uma conversa secreta, com mensagens criptografias de ponta a ponta, que se auto destroem conforme o tempo estabelecido pelo criador do chat, sem possibilidade de encaminhamento das mensagens e exclusão permanente da conversa nos servidores do Telegram.

O WhatsApp oferece criptografia de ponta-a-ponta em todas as conversas. Uma opção parecida para quando queremos que as mensagens trocadas na conversa sejam excluídas para todos os participantes é o recurso de mensagens temporárias, que permite que o usuário determine um tempo limite para a remoção das mensagens.