A Volvo está falando sobre seus novos caminhões elétricos articulados! Os modelos A30 Electric e A40 Electric foram mostrados na Bauma, que rolou em Munique. A previsão é que eles cheguem para alguns clientes na Europa a partir de 2026.
Com capacidade para carregar 29 e 39 toneladas, respectivamente, essas máquinas combinam zero emissão para vários tipos de trabalho. Elas são perfeitas para pedreiras, mineração e construção, e são as maiores elétricas da Volvo.
Segundo Mats Sköldberg, Chefe de Tecnologia da Volvo CE, esses caminhões são um passo enorme para deixar a construção mais limpa. Eles têm a mesma força que os clientes já conhecem, mas são mais amigos do meio ambiente. Já pensou que legal?
Menos emissões, mais economia
Esses caminhões vêm com baterias de íons de lítio e foram feitos para durar de quatro horas e meia na maioria dos trabalhos. Em algumas situações, eles podem aguentar até seis horas, de acordo com a Volvo. E tem mais: com um carregador rápido CC de 350 kW, você consegue carregar de 20% a 80% em apenas uma hora!
Se a energia for renovável, essas máquinas podem economizar até 84% (A30 Electric) e 90% (A40 Electric) de CO² durante toda a vida útil, comparadas aos modelos a diesel. É uma baita diferença, né?
A Volvo diz que eles são ótimos para transportar carga em descidas, subir sem carga, trabalhar em túneis, pedreiras e em lugares fechados, onde a redução de emissões é super importante.
Tecnologia a favor da eficiência
Os operadores podem acompanhar tudo pelo aplicativo My Equipment da Volvo CE: desde o status do carregamento até as horas de uso e o consumo de energia, tudo na palma da mão.
A nova plataforma também traz sistemas que ajudam o operador a evitar acidentes, melhoram a visibilidade e facilitam a manutenção. Tudo pensado para deixar o trabalho mais seguro e eficiente.