A XP Investimentos comunicou seus clientes sobre um acesso não autorizado a dados cadastrais, ocorrido em uma base de dados de um fornecedor externo. O alerta foi disparado na manhã desta quinta-feira (24), informando que a detecção do problema aconteceu em 22 de março, com bloqueio imediato.
A empresa tranquilizou os investidores, garantindo que, apesar do acesso indevido a informações como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP e estado civil, nenhuma transação financeira foi realizada. A XP ressaltou que dados como senha, assinatura eletrônica, biometria, CPF ou documento de identidade não foram comprometidos.
Além dos dados cadastrais, houve acesso a informações sobre produtos financeiros contratados, como a posse de cartão de crédito e débito, seguros, consórcios, previdência e portabilidade de salário, além do número da conta na XP, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito referentes a março.
A XP reforçou que os recursos dos clientes estão seguros e protegidos, e que não é necessário alterar senhas ou realizar qualquer ação imediata. A empresa orienta os clientes a desconfiarem de ligações telefônicas solicitando procedimentos de segurança ou reconhecimento de transações, e a nunca fornecerem senhas ou códigos por telefone, SMS ou e-mail.
Em caso de dúvidas sobre contatos suspeitos, a XP Investimentos orienta a procurar os canais de atendimento oficiais ou o assessor de investimentos. A empresa está investigando o caso e colaborando com as autoridades competentes para apurar a extensão total do vazamento.