A plataforma de vídeos YouTube lançou um recurso inovador que indica se um vídeo foi filmado com uma câmera real e se não sofreu alterações no áudio ou vídeo. O novo selo “gravado com uma câmera” já está disponível, com o primeiro exemplo no canal da Trupic, uma empresa especializada em autenticação digital.
O YouTube adota o padrão C2PA (Coalition for Content Provenance and Authenticity) para validar a autenticidade do conteúdo, mas o recurso só funciona com dispositivos que suportam metadados específicos. Conforme a ajuda do YouTube, essa marcação mostra que o criador do vídeo utilizou tecnologia para verificar a origem do material.
Sherif Hanna, líder de produto C2PA no Google, comentou sobre a novidade em sua rede social, celebrando o lançamento como uma conquista após anos de trabalho. Para que o selo seja mostrado, os criadores devem utilizar ferramentas compatíveis com a versão 2.1 ou superior do C2PA. Com isso, o selo pode demorar para se tornar comum na plataforma.
O Google está planejando maneiras de melhorar a transparência dos conteúdos gerados por IA. No início deste ano, a plataforma introduziu um rótulo que obriga os criadores a identificar vídeos que contenham material criado ou manipulado por IA, proporcionando mais clareza aos usuários à medida que as técnicas de edição avançam.