O YouTube ajustou recentemente sua política de privacidade, permitindo agora a remoção de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) que imite ou altere a imagem ou voz de uma pessoa. De acordo com o TechCrunch, usuários poderão denunciar vídeos que utilizem IA para criar ou modificar conteúdo que se assemelhe a eles, e o responsável pelo vídeo terá um prazo de 48 horas para remover o material. Caso a remoção ocorra dentro desse período, a questão será considerada resolvida.
A plataforma não detalhou as penalidades para situações em que o conteúdo não seja removido, mas afirmou que cada caso será analisado individualmente. A política especifica ainda que a remoção deve ser completa, não sendo suficiente tornar o vídeo privado, pois isso permitiria que ele fosse tornado público novamente. O método de controle para garantir a remoção total do conteúdo não foi esclarecido pelo YouTube.
Essa atualização segue uma série de mudanças nas políticas do YouTube em relação ao uso de IA, iniciadas no começo deste ano. A plataforma já havia estabelecido restrições ao uso da tecnologia, incluindo a exigência de identificação clara de conteúdo gerado por IA.