Adepta do veganismo, Xuxa critica consumo de peru no Natal e gera debate nas redes

A época das festas pode ser um momento de esperança, união, mas também de protesto. Ao menos para a apresentadora Xuxa Meneghel, que é uma militante da causa vegana. A apresentadora fez críticas ao tradicional peru de Natal, reiterando que, na sua visão, é impossível celebrar a vida e a união enquanto se financia a crueldade contra os animais.

Em uma postagem no Instagram, a apresentadora da Record diz que é impossível celebrar a vida com crueldade com os animais, junto de uma montagem  de um peru coberto de em uma mesa de ceia de Natal. A apresentadora tem cada vez mais se aproximado da causa animal, mas também foi duramente criticada por diversos fãs.

“Costumes errados tem que ser mudados…. Não tem desculpa, não tem porque, pense, reflita e mude”, escreveu Xuxa Meneghel em sua postagem no Instagram.

Muita gente criticou a dura posição da apresentadora, afinal, a questão cultural por trás do vegetarianismo e do veganismo ainda é complexa. Em um país onde 86% da população come carne, ir contra esse costume pode ser nadar contra a corrente. Mas, é difícil colocar a culpa em quem tem esse tipo de alimentação. Olha só o que alguns fãs disseram:

“Eu como muita proteína animal mas sinceramente não sofreria se fosse obrigada a parar… Realmente é ruim, dói demais principalmente quando vejo aquele vídeo em que vários animais, do felino ao dócil demonstram seu afeto pelo seu humano. Ou seja, todos eles têm sentimentos sim”, afirmou uma fã.

Em contraponto, “É fácil falar quando se tem dinheiro para mudar o cardápio a hora que quiser. Pergunte isso para uma família pobre que não sabe nem o que é ser vegano”, alertou outro usuário, que se preocupou em descrever as questões sociais que envolvem a alimentação.