Na quinta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a restrição e o recolhimento outras quatro marcas de pomadas capilares para modelar cabelo. Com a nova decisão, a venda de 11 pomadas modeladoras está suspensa.
A Anvisa está investigando os produtos, assim como os órgãos de Vigilância Sanitária locais, devido a queixas de pessoas que tiveram eventos adversos graves após usá-los. Esses produtos podem representar um risco para a saúde.
A agência esclarece que a interdição do produto é uma medida preventiva que tem como objetivo proteger a saúde da população em situações de risco à saúde e que permanece ativa enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras ações necessárias para uma investigação mais completa do caso.
Caso o consumidor já tenha adquirido o produto, a recomendação é que não o utilize e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. Se o produto já tiver sido usado, em caso de qualquer efeito adverso, a recomendação da agência é procurar imediatamente o serviço de saúde e informar a Anvisa.
Confira a lista dos produtos:
– Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças Muriel/ Studio Hair Onduladas Muriel/ Fixadora Studio Hair Tranças Muriel/ Condicionante Modeladora Studio Hair Extra Forte Muriel, da Beauty Lab do Brasil Ltda – interdição cautelar.
– Pomada Capilar Incolor Elfa, da Exat Bel Indústria e Comércio de Comércio de Cosméticos LTDA ME – interdição cautelar
– Pomada Modeladora Be Black, da Be Factory Laboratories Industria, Comércio, Importação e Exportação LTDA – suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, uso e recolhimento
– Pomada Modeladora Master Hair, da Noelma Simara Ribeiro Gama – proibida comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso e recolhimento