A artista Ivete Sangalo, de 50 anos, contou um relato emocionante, através de uma transmissão ao vivo no Instagram, acerca de alguns problemas que tem enfrentado na vida pessoal em decorrência do envelhecimento e da menopausa.
A cantora, que teve uma das músicas consideradas hit do Carnaval, teceu críticas para a maneira como a sociedade machista enxerga mulheres que estão envelhecendo e lidando com a menopausa.
“A menopausa é uma circunstância de um determinado tempo da sua vida, como o incômodo da menstruação… Você perde um incômodo e ganha outro. A vida é assim. O problema é que a gente foi criado para calcular a vida a partir dos 50 [anos]. Em algum momento entendeu-se que a mulher teria de viver outros propósitos [a partir dos 50]. A sociedade machista impregnou que as mulheres servissem um despropósito, a gente foi educado para sentir isso… para apontar e julgar”.
Ivete disse aos seguidores como ela está enxergando o seu corpo durante esse momento tão natural na vida de todas as pessoas.
“Eu sempre vi o meu corpo com um olhar mais gentil, porque o corpo vai envelhecer. Mas como eu estou envelhecendo? Como os anos estão passando para mim? Estão muito preocupados com os anos que estão chegando [em vez de pensar] nos que estão passando. O corpo é um ambiente que você vai usufruir! Ser jovem não vai ser definido por um corpo definido!”, concluiu.