Marieta Severo, atriz de 76 anos, falou publicamente pela primeira vez sobre seu diagnóstico de câncer no endométrio em entrevista ao jornal ‘O Globo’. A veterana, que precisou retirar o útero e os ovários, revelou detalhes sobre a experiência no contexto de sua recente nomeação como madrinha da campanha Setembro em Flor, promovida pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).
Marieta contou que a doença foi diagnosticada em estágio inicial, o que evitou a necessidade de quimioterapia.
“Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, explicou a atriz.
O convite para ser madrinha da campanha vem em um momento crítico, segundo Marieta, que aproveitou a oportunidade para alertar sobre o perigo do negacionismo na saúde pública.
“Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, destacou.
A atriz também enfatizou a importância da vacinação contra o HPV, garantindo que todos os membros de sua família estão vacinados. “Vacina é vitória da humanidade”, concluiu Marieta, que está curada do câncer.