As primeiras redes sociais surgiram nos anos 90 e, então, seria difícil prever que seu impacto atingisse o patamar atual. Hoje, mais de metade das pessoas ao redor do globo estão presentes na mídia social, que utilizam como forma de entretenimento e como ferramenta profissional. Segundo dados da agência We Are Social numa pesquisa realizada a par com a Hootsuite, estão cadastradas em redes sociais 4,2 bilhões de pessoas, sendo que cada uma delas utiliza mais do que uma rede social.
Perante essa adesão da população mundial, também as empresas encontraram nessas redes uma forma de chegar até seus públicos, o que motivou que marcas de vários setores, incluindo o do retalho, do ensino ou dos jogos, passassem a ter igualmente uma presença online reforçada nas redes digitais.
A forte presença na web, no contexto das redes sociais, é comum para plataformas de jogos de azar. As melhores marcas relacionadas com a atividade utilizam esta mídia para apresentarem informações sobre jogos e promoções. Na verdade, além de uma atualização dinâmica de suas páginas, frequentemente encontramos nas redes alguns anúncios sobre as promoções, bônus ou sobre o lançamento de novos jogos de caça níquel, numa permanente atualização das ofertas e dos conteúdos por via das redes que as pessoas mais usam.
Mas, afinal, qual é o redes sociais no mundo do entretenimento digital e como é que os internautas e as empresas estão sendo afetadas por elas? Saiba mais
Redes sociais para os internautas
A vida atual é cada vez mais baseada no online e, por isso, a procura por formas de entretenimento digitais está aumentando.
Segundo o estudo da We Are Social/Hootsuite, 78% dos usuários das redes sociais as utiliza na busca pela diversão, buscando conteúdos como imagens (predominando os Memes), vídeos curtos (potenciados por redes como o Tik Tok ou pelos reels do Instagram) ou textos curtos.
Além disso, fenômenos como a Juliette (BBB21) demonstram que as redes sociais estão sendo verdadeiras criadoras de celebridades, já que o crescimento no número de influenciadores é potenciado por elas. A adesão aos conteúdos desses influenciadores é também visível, sendo que cerca de 40% das pessoas afirmam já ter comprado produtos indicados por influencers digitais.
As empresas de entretenimento e as redes sociais
O número de pessoas presentes nas plataformas e seu interesse pelas estruturas de lazer e divertimento levam muitas empresas a integrar essa mídia social, fazendo um uso orientado para a cativação e fidelização de públicos.
Plataformas como o Facebook, o Instagram, o Tik Tok ou o Twitter, entre outras, fazem parte das estratégias de empresas para venderem seus serviços e produtos, apresentando-os a um leque amplo e diversificado de pessoas.
As redes sociais têm, para as empresas de entretenimento, um forte potencial no aumento da visibilidade, promovendo a construção de uma relação mais estreita com os potenciais clientes e o engajamento. Além disso, a construção de uma base de clientes e seguidores contribui para que o posicionamento das marcas seja reforçado.
Nesse processo, como já referimos, as melhores marcas não só investem em conteúdos de qualidade, frequentemente informativos e orientados para a técnica de SEO, como investem em anúncios que chegam de forma mais intensiva até públicos mais amplos.