ASSISTA: “Precisamos aprender a descobrir uma nova Paulo Afonso a cada dia”

Antes de sair por aí criando roteiros de viagens das mais incríveis paisagens, sabores, sons… acredito que a gente precisa criar o hábito de explorar mais o lugar em que moramos, descobrir uma nova Paulo Afonso a cada dia. Concorda? E esse foi um sentimento que ficou ainda mais forte em mim durante esta última gravação para o canal #CircuitoPA.
 
Sempre rola aquele mal costume de não valorizar suficientemente o que é nosso, a nossa terra, né!? Chapada Diamantina, por exemplo. Putz, é lindona, mas, genteee!… temos bem aqui a Serra do Umbuzeiro tão exuberante quanto, sendo parte de um imenso quintal de riquezas naturais que Paulo Afonso nos oferece. Você tem noção da importância que esse local tem?
 
Localizada no Povoado Riacho, com seus mais de 500 metros a Serra do Umbuzeiro é um dos pontos mais altos da cidade, tendo como atrativo uma visão ímpar de 360º do município. Isso sem falar em seu rico trajeto que, do início ao fim, nos permite o contato com a vegetação típica do semiárido, formações rochosas, pinturas rupestres, além de toda uma carga histórica que envolve o lugar.
 
Há muito tempo eu queria fazer essa trilha. Tanto tempo que esse meu desejo já tinha até entrado pra listinhas de coisas que ainda não fiz: "Subir a Serra do Umbuzeiro! #EuNunca". Mas daí o Fabio Dezoito, da Nossa Terra Ecoturismo, entrou em ação pra dar um jeito nessa situação. Aproveitei e convidei Regís Lima, amigo e professor de Geografia, pra encarar comigo essa aventura. Assista:
 
 
Ficou a fim de desfrutar da Serra do Umbuzeiro? Conte com um guia, não esqueça de usar roupas leves, vá de tênis, capriche no protetor solar, leve água e frutas, e a dica mais importante: conheça o lugar de forma consciente. Não destrua nosso patrimônio natural, não deixe lixo na trilha, nem leve fragmentos das rochas pra casa. De lá volte só com as melhores sensações e as lembranças em fotos.