A Bahia segue com a quarta maior população do Brasil, com 14,7 milhões de habitantes, segundo os dados preliminares do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao Tribunal de Contas da União (TCU), na quarta-feira (28).
Houve ainda um aumento de 4,6% da população baiana entre o Censo de 2010 e as estimativas atuais. Esse número posiciona a Bahia como o oitavo estado com menor expansão entre as unidades federativas, contudo, é visto o crescimento populacional nas cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, Camaçari, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, que tiveram expansão demográfica pelo desenvolvimento econômico, impulsionado principalmente pelo agronegócio, que tem gerado cada vez mais migrações, além de custos mais baixos e melhor qualidade de vida.
O Censo obteve os dados de 4.410 municípios brasileiros (79,2%) e estimou os valores para os 1.160 restantes. Os números ainda podem ser alterados até março, pois o processo de recenseamento ainda não terminou.