Barbara Walters, lenda da TV americana, morre aos 93

A lendária Barbara Walters, uma das mulheres mais influentes da TV americana, morreu na última sexta-feira (30), aos 93 anos, anunciou a ABC News. Ela faleceu em sua casa, localizada na cidade de Nova York. 

Walters foi a primeira mulher a apresentar um telejornal da rede americana e uma das principais entrevistadoras da televisão. Lançou o renomeado talk show feminino da ABC, “The View”, em 1997. De 2002 a 2013, apresentou o programa de entrevistas “The Barbara Walters Special”. 

Prêmios e trajetória na TV

Em 50 anos, Walters conversou com líderes mundiais, incluindo Fidel Castro, Margaret Thatcher, Moammar Gadhafi, Saddam Hussein, Boris Yeltsin, Vladimir Putin e todos os presidentes e primeiras-damas dos EUA desde Richard e Pat Nixon. 

As conversas com famosos também faziam parte do portfólio de Walters e, por 29 anos, ela conduziu um programa de entrevistas pré-Oscar com os indicados ao Oscar. Ela também costumava realizar anualmente um programa de “pessoas mais fascinantes”, mas abandonou quando decidiu que não suportava mais entrevistas com famosos. 

Walters foi bastante recompensada pelo seu trabalho. Foi indicada ao Primetime Emmy Awards – um dos mais conceituados prêmios nos Estados Unidos atribuídos a programas e profissionais de televisão — por 12 vezes na categoria de melhor especial informativo com o seu programa “The Barbara Walters Special”. Venceu na primeira indicação, em 1983, com Beth Polson. 

Além de ter recebido o Lifetime Achievement Award em 2000, ela venceu o Daytime Emmy Awards três vezes: em 1975, 2003 e 2009. 

A apresentadora e jornalista já foi premiada pelos seguintes eventos: Gold Derby Awards (2007), New York Women in Film & Television (1997), Online Film & Television Association (2000, 2001 e 2010), Television Critics Association Awards (2013) e Women in Film Lucy Awards (1998).