BBB 23: Key Alves se intitula sapiosexual; entenda o termo

Um dos destaques do camarote do BBB 23, a jogadora Key Alves chamou atenção ao afirmar que é sapiosexual. “Eu gosto de homens mais velhos, apesar de ser nova. Porém, o que me deslumbra mesmo é a inteligência. Sou atraída pelo QI. Amo os inteligentes”.

A expressão remete a quem considera a inteligência como a principal arma de sedução. Os adeptos desta segmentação dizem se interessar mais pelos atributos intelectuais do pretendente do que apenas por atração sexual.

Por se apenas uma preferência, pode ser tranquilamente adotada por heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. Há quem prefira classificá-la mais como uma questão de identidade do que de fato orientação sexual.

O termo “sapiosexual” foi criado há cerca de 25 anos pelo engenheiro Darren Stalder, de Seattle, nos Estados Unidos, para descrever sua própria preferencia sexual, que segundo ele, era uma “mente incisiva, inquisitiva, perspicaz e irreverente”. A origem da palavra vem do latim sapiens, que significa “sábio” ou “aquele que sabe”.

Além da atleta, outras celebridades já afirmaram serem sapiosexuais. É o caso da apresentadora Bela Gil, da cantora Karol Conká e do produtor musical inglês Mark Ronson.