Bolsa Família: governo estabelece prazo para que beneficiários indevidos saiam do programa

O governo permitirá prazo para que beneficiários do Bolsa Família que não cumprem os requisitos deixem o programa sem serem penalizados.

O prazo para o “perdão” ainda está sendo analisado, mas haverá uma intensa campanha de conscientização. É válido ressaltar que a exclusão do Bolsa Família não impede o cidadão de participar de outros programas sociais. São exemplos o Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos.

Os beneficiários que não atenderem aos critérios estabelecidos e permanecerem recebendo o Bolsa Família poderão ser responsabilizados. O propósito o é aumentar o controle que foi descuidado durante o último ano.

Enquanto isso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social fará um grande esforço para identificar indivíduos que necessitem do programa. Este diagnóstico, denominado “busca ativa”, será realizado em todo o território nacional em conjunto com estados e municípios.

O objetivo é identificar famílias que se qualifiquem para os requisitos prévios e, também, aquelas que possuam filhos com até seis anos, o que lhes concederia o benefício adicional de R$ 150.