Mantendo a tradição, a Prefeitura de Paulo Afonso realizou a Caminhada Junina, evento que abre oficialmente os festejos da cidade. Brilho, criatividade, versatilidade e esse, ano, as cores da bandeira do Brasil, deram um incremento nos figurinos dos quadrilheiros.
Concentrados no Espaço de Cultura Lindinalva Cabral, as quadrilhas juninas e os grupos folclóricos percorreram as ruas do centro da cidade. Embalados por dois trios pés de serra, crianças, jovens, adultos e idosos se renderam ao bom e autêntico forró. E coreografias não faltaram nesse repertório. Túnel, costura, passeio, caminho da roça e até balanceio. Tudo para dar as boas-vindas ao São João.
“O São João está oficialmente aberto em nossa cidade. Esse passeio já faz parte do nosso calendário e envolve todos os moradores onde o cortejo desfila. Durante os próximos dias, esperamos uma festa de paz, alegria e muito forró”, diz o coordenador do São João, Silvio Xavier.
A Caminhada Junina trouxe na bagagem figurinos tradicionais e inovadores. As quadrilhas, por sua vez, deram um show a parte, com coreografias que embalaram o público. “Muito lindo. Esse brilho dos figurinos é fascinante e encanta todos nós que escolhemos Paulo Afonso para passar esses festejos. Vou indicar para meus amigos”, afirma a turista Enilva da Silva.
Após o cortejo, as quadrilhas juninas e os grupos folclóricos se apresentaram no Espaço Cultural Lindinalva Cabral. “Esse momento fala muito sobre a preservação das nossas raízes culturais, principalmente o São João que é muito tradicional no Nordeste. Paulo Afonso está inserido neste contexto. Essa Caminhada Junina passa pelo comércio, o que chama atenção da população para que todos participem das festividades”, elenca o diretor da Casa de Cultura, João Souza.
E os festejos continuam. Nesta quinta (21), segundo dia do São João, os shows das bandas Luanderson e Forró Seis Cordas, Júlio Cézar e Fulô de Mandacaru, prometem aquecer ainda mais o arraiá da tradição.
Segurança
Durante o período de festividades juninas em Paulo Afonso, um estande do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dotada equipe de profissionais e uma ambulância, funcionará nos locais da festa.
De acordo com a coordenadora Fabrízia Vital, a ambulância disponibilizada para atender no São João e no São Pedro não alterarão a rotina do serviço, uma vez que a equipe estará sempre em contato com a base, e em caso de necessidade, o veículo poderá ser deslocado para atender a eventuais ocorrências.
O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também já montou seu esquema de trabalho para os festejos, que serão abertos nesta quarta-feira (20), com a Caminhada Junina, que sairá às 16h, do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, percorrendo algumas ruas do centro da cidade. Francisco Daniel, diretor do órgão, vinculado à Secretaria de Administração, explicou como será feito o trabalho dos agentes de trânsito, durante o passeio e nos dias de festa, tanto no Centro de Cultura, como no BTN.
O São João se estende até o dia 24 de junho, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. De 29 de junho a 1º de julho a Prefeitura promove o São Pedro no BTN. Confira a programação completa:
São João – Centro de Cultura Lindinalva Cabral
21 de junho – Fulô de Mandacaru, Júlio Cézar e Luanderson e Banda;
22 de junho – Lucy Alves, Josildo Sá e Sala de Reboco;
23 de junho – Sálvio Emanuel, Zé Ramalho e Joquinha Gonzaga;
24 de junho – Geraldo Azevedo, Rubem Brasil e Anderson e Banda;
Vila do Forró: 21/06 – Juquinha do Forró – 22/06 – Forró Beliscado, 23/06 – Enock e 24/06 – Roberinho;
São Pedro no BTN – Antigo Campo do Flamengo
29 de junho: Mano Walter, Helinho Ventura e Gleydson Silva;
30 de junho: Bruno & Marrone e Artur Ezzer;
01 de julho: Márcia Fellipe, Loz Kuatros e Ari Souza e Forró A2