Cantora apaga clipe após gesto com as mãos ser associado a facção criminosa na Bahia

Duquesa remove clipe do ar após gesto ser interpretado como símbolo de facção criminosa e promete nova versão do vídeo.

Foto: Reprodução/Instagram e X

A cantora baiana Duquesa retirou do ar o videoclipe da música “Fuso” após ser alertada por fãs sobre a utilização de um gesto de mão associado a um grupo criminoso. O clipe havia sido lançado em 16 de dezembro e estava relacionado a uma tendência viral no TikTok.

A artista afirmou em suas redes sociais que o gesto, em que aparece fazendo o número 3 com as mãos, não tinha qualquer intenção de apologia ao crime. Ela também pediu aos fãs que não compartilhem vídeos contendo sinais indevidos. Em uma publicação, ressaltou: “Eu passei 22 anos morando na Bahia. E nunca fiz apologia, nunca me envolvi ou falei sobre (organizações criminosas), meu trabalho nunca girou em torno disso. Meu trabalho não pode ser resumido a uma falha.”

Em um desabafo, Duquesa esclareceu que a simbologia de gestos com as mãos tem sido associada a facções criminosas na Bahia, o que motivou sua decisão.

“Muita gente que me perguntou ‘Aí Duq por que não pode fazer os sinais? O que está acontecendo’, são pessoas de fora da Bahia, não entendem o que está acontecendo, mas aqui na Bahia, simbologia com as mãos que simula números, gestos… no geral, usar as mãos em fotos, em vídeos, estão sendo associadas a símbolos de organizações criminosas”, explicou, garantindo que uma nova versão do clipe será produzida.