A cantora e apresentadora Cariúcha, de 39 anos, precisou se afastar temporariamente do programa “Fofocalizando”, do SBT. O motivo é uma cirurgia de emergência para a remoção de miomas, após um diagnóstico recente que apontou a necessidade para preservar o útero.
Miomas são um problema frequente entre mulheres em idade fértil. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) informa que cerca de 80% das brasileiras podem ser afetadas. O tratamento precoce é crucial, segundo Alexandre Silva e Silva, especialista em ginecologia e obstetrícia. A identificação e o tratamento rápidos podem aumentar as chances de manter o útero saudável. Procedimentos minimamente invasivos são recomendados para remover os miomas sem causar grandes danos.
Contudo, adiar o tratamento pode levar a sintomas mais graves como sangramento intenso, anemia, dor pélvica e até a necessidade de uma histerectomia, que é a remoção do útero. Os sinais de miomas incluem sangramento menstrual intenso, dor pélvica ou abdominal, inchaço abdominal, aumento da frequência urinária, constipação, dificuldade para urinar, dor durante relações sexuais e desconforto na região pélvica.