A 14ª edição da Parada Gay da Bahia começou no final da manhã deste domingo (13), com diversas atividades culturais e muita música. De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), cerca de 800 mil pessoas participaram do evento.
Logo pela manhã, ocorreu a entrega dos troféus de honra ao mérito da Diversidade Cultural LGBT à Adida de Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Beata Angélica, e ao Facebook. A homenagem aconteceu devido à aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo nos EUA no início deste ano.
“É uma honra receber esse prêmio, estou muito feliz e honrada de representar o país”, disse Beata Angélica. Para ela, a Bahia tem uma energia diferente na luta LGBT. “Eu acho que existe essa energia, que a gente não encontra em outro lugar do mundo. As pessoas aqui têm o coração cheio de entusiasmo para lutar pela comunidade LGBT”, afirmou.
A estudante Tais Vilas Boas, 17 anos, que foi junto com a noiva, a vendedora Joane Souza, 24 anos. “As pessoas acham que entre um casal homossexual não existe amor, nem respeito. Aqui é o momento de mostrar o contrário, que em todas as situações existe amor e carinho”, contou ao CORREIO.
Esse ano, os padrinhos da Parada foram Vovô do Ilê Aiyê e José Medrado. No período da tarde, com a saída dos trios elétricos do Campo Grande, houve um esvaziamento.