César Menotti, o famoso cantor sertanejo, se envolveu em uma polêmica nas redes sociais no último sábado (21) ao debochar de uma fala da ministra Marina Silva sobre a fome no Brasil. Durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, a política afirmou que 120 milhões de brasileiros passam fome. Em resposta, César Menotti fez uma piada no Twitter sobre o número citado por Marina Silva, escrevendo: “30% dos brasileiros estão obesos. Segundo os números de Marina Silva tem obeso passando fome. (contém ironia)”.
Entretanto, a fala da ministra é uma citação do estudo “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”, que falava sobre a insegurança alimentar durante a pandemia, que é diferente da fome. A ministra percebeu o erro e se corrigiu logo em seguida, ressaltando que o número de brasileiros com fome é de 33 milhões.
O comentário de César Menotti não foi bem recebido entre os internautas, que proferiram uma série de críticas na web. Um deles afirmou: “Obesidade não é sinônimo de comida farta. Não contém ironia, contém desinformação. A pessoa é obrigada a comer o que tem quando tem. Diferente da sua obesidade por comida farta”.
Acompanhando a repercussão da situação, César Menotti justificou a piada e reforçou que foi apenas irônico. Ele disse: “Não dá pra ser irônico. Também não dá pra responder quem não tem a menor capacidade de interpretar um texto básico”. A polêmica gerada pela fala do cantor sobre a fome no Brasil e a obesidade tem chamado atenção para a importância de se informar corretamente sobre esses temas e evitar a desinformação.