Como começou o ensino de inglês no Brasil?

Como começou o ensino de inglês no Brasil?

Fazer aula de inglês online é uma das coisas mais importantes que você pode ter consciência para o seu futuro pessoal e profissional. Você bem sabe da importância da fluência do idioma nos dias atuais. Você que trabalha em  empresas indiferente do tamanho, ou até mesmo é um estudante, é primordial saber se comunicar de forma eficaz para enfrentar os desafios do dia a dia.

A ideia deste artigo é te ajudar a entender como começou o ensino de inglês. Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, não é verdade? O idioma é muito bonito e importante, ou seja, aproveite-o o máximo que puder.

Você sabe como o ensino de idiomas começou no Brasil?

Em 1808 os portugueses tiveram fortes relações comerciais com o Brasil, portanto, os ingleses que aqui estavam, aproveitaram para começar a negociar também. Segundo informações, William Hawkin foi o primeiro inglês a pisar em terras brasileiras. Ele gostava muito de aventuras e por aqui chegou.

Dom João VI decretou em 1809 que o inglês fosse ensinado de forma oficial no Brasil. Além do idioma da rainha da Inglaterra, o francês também se tornou uma disciplina para o sistema educacional brasileiro.

Uma curiosidade: você sabe quem foi o primeiro professor de inglês do país? Foi o padre irlandês Jean Joyce que lecionava no Rio de Janeiro. A partir daí, as relações comerciais com os ingleses se tornaram mais frequentes e o inglês se tornou a cada dia mais importante.

Missionários americanos chegaram aqui no país por volta de 1830 e aumentou ainda mais a importância do aprendizado do idioma devido a presença ilustre destas pessoas. A população brasileira precisa se comunicar com estes americanos, portanto, falar inglês se tornou uma obrigação.

Com tudo isso acontecendo, novos professores de inglês foram surgindo pelo país afora e o idioma foi crescendo a olhos vistos. Em 1930 – período que os Estados Unidos observaram que o Brasil poderia ser um importante parceiro comercial, o idioma passou a ser mais estudado por parte de todos.

Escolas de inglês foram fundadas e a língua de Shakespeare se tornou  um dos pilares de comunicação em todo o país. Como podemos ver, dezenas de anos foram necessários para transformar o idioma inglês no patamar que está nos dias de hoje.

Tendências para o futuro

Podemos afirmar que o inglês crescerá ainda mais em um futuro próximo, sem sombra de dúvidas. Agora qualquer pessoa pode aprender inglés através da Internet, utilizando as plataformas como a Preply, por exemplo. Com o mundo sendo reduzido nas fronteiras devido a globalização, novas empresas chegarão por aqui através de iniciativas dos empresários e perspectivas de melhorias na economia como um todo.

As consequências disso tudo são novas parcerias com empresas europeias, americanas, asiáticas, africanas, da Oceania, e de outros locais, e o idioma inglês será o carro chefe com certeza para haja uma comunicação mais eficaz com todos.