Com a aproximação das festividades natalinas, do réveillon e das viagens de férias, muitos imóveis ficarão desocupados, o que despertará o interesse de criminosos. Por isso, a prevenção e o aumento da segurança são pontos importantes para manter o bem-estar das famílias.
Não é preciso que a principal opção para manter a segurança seja evitar os compromissos sociais e os passeios, alguns truques podem ser bastante úteis para driblar a ação de invasores, confira:
• Não divulgue suas saídas
Com a grande exposição nas redes sociais é possível saber, a qualquer momento, onde as pessoas estão. Apesar de parecer que tem controle, as notícias se espalham depressa e há muitas pessoas à espera dessas novidades. Evite anunciar suas saídas com antecedência ou durante o passeio, para que menos pessoas saibam que você estará fora.
• Mantenha sua casa bem iluminada
Invasores gostam de casas escuras e entradas pouco visíveis. A finalidade é fazer com que pareça que a residência está ocupada, portanto, se houver um jardim ou arbustos na entrada, mantenha-os limpos, regados e bem aparados antes da viagem. É importante que pelo menos um ambiente fique iluminado. Vale a pena instalar sensores para que a luz se acenda ao anoitecer ou, ainda, sensores de presença, que acionam a iluminação quando alguém se aproxima.
• Reforce mecanismos de segurança
Você já pensou em ter um cão de guarda? Pode ser um bom momento para quem já pensou na ideia. Mas, se não dá para ter um bicho de estimação, câmeras de vigilância, cercas elétricas e equipamentos aparentes ajudam a afugentar ladrões que procuram por lugares fáceis de invadir e costumam desviar de lugares do tipo. Além disso, os sistemas de alarme também são ótimos aliados, pois os alarme nas portas chamam a atenção da vizinhança, que pode acionar a polícia.
• Reforce portas e janelas
O reforço pode não intimidar o criminoso, mas evitará arrombamentos, uma vez que, o próprio modelo das portas, janelas e grades podem ajudar na invasão. Quanto mais visível e frágil for sua porta, mais suscetível estará, portanto, para quem ficará muito tempo fora é importante prever a troca dos acessos mais fáceis por peças resistentes.
• Confira os pontos fracos da casa
Antes de viajar, faça uma análise geral e identifique quais os pontos fracos da residência. Se a iluminação é fraca, se a vizinhança é distante, os portões e muros são facilmente invadidos, existem muitas árvores ou objetos que atrapalham a visibilidade em volta, entre outros. Com essa análise você conseguirá encontrar as ações certas para proteger o local quando estiver fora.
Outras dicas para manter a segurança durante viagens de férias:
• Deixe as cortinas fechadas em todos os cômodos;
• Peça para familiares ou alguém próximo verificar regularmente a casa;
• Não deixe chaves escondidas em “esconderijos” fora da casa;
• Não deixe objetos de valor perto de portas, janelas ou qualquer abertura que dê acesso à casa.