Cuidado com o zika no Carnaval! Sexo desprotegido pode ser via de transmissão

Hoje é sexta-feira de Carnaval e o blog Saúde Sem Neura já está em ritmo de folia. Mas, antes de você cair no samba e na paquera, aqui vai o nosso alerta: lembre-se de que o zika vírus continua fazendo vítimas e pode ser transmitido pela relação sexual sem camisinha!
 
 
Já foi comprovado cientificamente que o vírus desse maldito mosquito, que também transmite a dengue e a febre chikungunya, pode contaminar a mulher pelo sêmen. Então, pelo certo ou pelo incerto, é melhor se prevenir e usar camisinha com quem quer que seja. Fora o zika vírus, o preservativo é essencial para proteger o casal de muitas doenças sexualmente transmissíveis.
 
A maior preocupação atualmente é com as mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre pelo maior risco de ocorrer microcefalia devido ao período de formação dos órgãos do bebê, inclusive do sistema nervoso. No entanto, vale ressaltar que embora a chance de microcefalia diminua com o passar dos meses, não é possível afirmar que no segundo ou terceiro trimestres esse risco seja totalmente isento, ok? Dessa forma, o uso do repelente e de roupas que cubram os braços e as pernas torna-se fundamental.
 
Este tema é tão sério que nesta semana, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o zika vírus uma emergência internacional. Já imaginou a gravidade do problema? O mundo unido para combater a doença.
 
Em relação às solteiras, o infectologista Fernando Gatti de Menezes, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Einstein, explica que “quando uma mulher é infectada pelo zika vírus sem estar grávida, não há risco para uma futura gravidez”.
 
É claro que essa notícia nos dá um certo alívio, mas o médico também adverte que o zika possui duas linhagens.
 
—  Se uma pessoa contrair a doença pelo vírus da linhagem africana, ficará imune a essa, mas existem dúvidas sobre a possibilidade de contrair novamente a doença ao ser acometido pelo vírus de linhagem asiática.
 
Agora que você já está informado sobre a prevenção do zika vírus, pode curtir a folia!